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PROJETOS METRO-RODOFERROVIÁRIOS NA RMSP
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FERROANEL NORTE – CONTORNO FERROVIÁRIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO (2017-2018)

Estudos ambientais e licenciamento ambiental da ferrovia para transporte de carga, em via dupla, com 54 km de extensão, destinada a desviar o tráfego ferroviário da zona central da metrópole, ampliando a capacidade do transporte de cargas e liberando a faixa atual para ampliação do transporte urbano de passageiros.

TREM DE ALTA VELOCIDADE – TAV – RIO DE JANEIRO-SÃO PAULO-CAMPINAS

Ferrovia com 510 km. Em parceria com a inglesa Halcrow, realizaram-se estudos ambientais de viabilidade do empreendimento, definição de traçado referencial e elaboração de estudos ambientais preliminares: qualidade da água, flora e fauna, arqueologia, áreas contaminadas, avaliação do preço da terra e inserção urbana do empreendimento.

MODERNIZAÇÃO LINHA 12 – SAFIRA (2005-2008)

Estudos ambientais e licenciamento ambiental - 3 novas estações, reforma de 2 estações e intervenções na via permanente, na vedação de faixa, nas passarelas, e melhorias nos sistemas de telecomunicações e de energia elétrica de tração.

AVENIDA MARGINAL DO RIO TIETÊ (2008/2009)

Ampliação da capacidade em trecho de 15,2 km, com implantação de pista auxiliar e 4 novos complexos viários de acesso (pontes e viadutos). Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e obtenção da Licença Ambiental Prévia.

RODOANEL METROPOLITANO DE SÃO PAULO (desde 2003)

Rodovia perimetral de contorno da Região Metropolitana de São Paulo com 170 km para interligação de 10 rodovias que acessam a capital do estado.
> Avaliação Ambiental Estratégica (2003-2004)
> Trecho Sul - Supervisão Ambiental do Lote 1 (2006/2010)
> Trecho Leste – Estudo de Impacto Ambiental e obtenção da LP (2008/2010)
> Trecho Norte - Estudo de Impacto Ambiental, obtenção da LP e PBA (2010-2012)
> Trecho Norte – Gerenciamento ambiental da implantação (desde 2012)

LINHA 9 – ESMERALDA (1993-2018)

> Estudos ambientais, licenciamento ambiental e gestão ambiental da construção do projeto denominado Dinamização da Linha Sul com 22 km e 7 novas estações
> Estudos ambientais, licenciamento ambiental e reassentamento de famílias da Extensão Jurubatuba - Grajaú, com 8,5 km, 3 novas estações e ampliação de 2 estações existentes
> Estudos ambientais e licenciamento ambiental da Extensão Grajaú - Varginha, com 4,5 km, 2 novas estações e intervenções na via e no sistema viário urbano associado

LINHA 5 – LILÁS - TRECHO ADOLFO PINHEIRO/CHÁCARA KLABIN (2012-2018)

Gerenciamento ambiental na etapa de construção da Linha subterrânea com 10,9 km e 10 estações, construída por meio de tuneladoras para via simples e dupla (shield) e trechos em NATM.

EXTENSÃO DA LINHA 2 – VERDE – TRECHO VILA PRUDENTE (2010-2011)

Estudos ambientais da ampliação da Linha 2-Verde em mais 9,9 km de linhas subterrâneas, ligando a estação Vila Prudente à Estação Ticoatira, com nove estações e um pátio de estacionamento e manutenção.

LINHA 15 – PRATA - TRECHO ORATÓRIO/CIDADE TIRADENTES (2010-2011)

Estudos ambientais e licenciamento ambiental da primeira linha metroviária em sistema de monotrilho, com 22 km, 15 estações e dois pátios de estacionamento e manutenção.

CORREDOR EXPRESSO TIRADENTES (2005/2006)

Corredor de Ônibus em via segregada com 32 km entre o centro de São Paulo e Cidade Tiradentes, bairro situado no extremo leste da cidade. Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e obtenção da Licença Ambiental Prévia e da Licença Ambiental de Instalação.

RODOANEL METROPOLITANO DE SÃO PAULO (desde 2003)

Rodovia perimetral de contorno da Região Metropolitana de São Paulo com 170 km para interligação de 10 rodovias que acessam a capital do estado.
> Avaliação Ambiental Estratégica (2003-2004)
> Trecho Sul - Supervisão Ambiental do Lote 1 (2006/2010)
> Trecho Leste – Estudo de Impacto Ambiental e obtenção da LP (2008/2010)
> Trecho Norte - Estudo de Impacto Ambiental, obtenção da LP e PBA (2010-2012)
> Trecho Norte – Gerenciamento ambiental da implantação (desde 2012)

MODERNIZAÇÃO LINHA 10 – TURQUESA (2007-2010)

Estudos ambientais e licenciamento ambiental - construção de 12 novos edifícios em estações, instalação de novos pátios, intervenções na via permanente, na vedação de faixa, nas passarelas, e melhorias nos sistemas de telecomunicações e de energia elétrica de tração.

PROGRAMA DE TRANSPORTE URBANO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Programa destinado a ampliar o sistema público de transporte coletivo com implantação de 10 corredores de ônibus e 3 novos terminais, obras viárias complementares e ciclovias, totalizando 51 km em novos sistemas viários e 8,7 km de ciclovias. Etapa I: 2002 a 2012; Etapa II: desde 2013.

TREM REGIONAL DE SANTOS (2012-2013)

Linha ferroviária ligando a capital paulista à cidade de Santos, com 58 km, sendo 29 km em túnel para transpor o desnível de 740 m da Serra do Mar entre o Planalto e a Baixada Santista.
Estudo de viabilidade técnica e ambiental: estudo de alternativas de traçado e avaliação preliminar de impactos ambientais da alternativa selecionada, preparação de Plano de Trabalho para o EIA/RIMA.

SUBMERSO - TÚNEL SANTOS-GUARUJÁ (2012/2014)

Ligação entre as cidades de Santos e Guarujá por meio de túnel submerso construído com tecnologia inovadora na país: construção modular em terra e imersão em trincheira aberta ao longo do canal do Estuário de Santos. Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental, do Plano Básico Ambiental, e obtenção da Licença Ambiental Prévia.

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